Infraestrutura do Centro

O Centro Hípico Haras Lagoinha foi projetado para proporcionar praticidade e beleza. A arquitetura esmerada e o requinte na decoração complementam uma estrutura funcional, capaz de abrigar eventos de todos os portes, como exposições, cursos, clínicas e provas esportivas de diversas modalidades.

São 30 alqueires, com piquetes e picadeiros arborizados, trilhas para cavalgadas e exercícios funcionais, piscina em dimensões profissionais com hidromassagem para treinamento, fisioterapia e condicionamento físico dos animais. Amplo estacionamento, redondel coberto, restaurante cercado por varandas com vista para a pista de 100 x 80 metros, mais duas pistas de aquecimento.

Lavatórios, vestiários, área reservada ao ferrageamento, alojamentos e corredores de baias, mais escritórios, quartos de selas, farmácia, com baia hospitalar especial anexa e a loja de roupas com grife do Centro Hípico, equipamentos e acessórios ficam no andar térreo. No andar superior, duas salas com bar e ligação direta com o restaurante, perfeito para reuniões e eventos. Auditório para 20 pessoas, videoteca totalmente equipada e um apartamento completo, destinado aos palestrantes e convidados especiais.

São 95 baias, de 4 x 4 metros, bastante ventiladas e, ao mesmo tempo, preservadas contra a entrada de insetos. Com pé direito de mais de 5 metros, as cocheiras não são mantidas por vigas baixas, afastando o perigo de acidentes. Os cantos da construção são todos arredondados e as portas contêm arremates de alvenaria, impossibilitando o cavalo de mordê-las. As dimensões do Centro Hípico Haras Lagoinha também fogem às regras comuns: os lavadores comportam o banho de 10 animais ao mesmo tempo.

Manejo Diferenciado

O sistema operacional do Centro Hípico Haras Lagoinha é extremamente eficaz. Tudo tem o seu lugar certo e sua função específica. Em vez de designar uma pessoa para atender a 10 animais, cada funcionário tem apenas uma função. Enquanto um tratador cuida da escovação, o outro é responsável pela medicação prescrita pelo veterinário, e um terceiro, pelo fornecimento da ração balanceada nos horários devidos e, assim por diante. Por intermédio desse esquema, todos os animais estão sendo atendidos de maneira satisfatória e em período integral. Tal manejo diferenciado, minimiza os custos dos proprietários e aumenta os cuidados.